20 DICAS PARA A SUA PRIMEIRA VIAGEM DE CRUZEIRO
1 - Posso enjoar?
A pergunta que toda a gente faz: As pessoas não enjoam a bordo? Eu respondo: É difícil, mas não impossível e varia bastante de pessoa para pessoa! Principalmente para quem faz um cruzeiro pela primeira vez, tem um certo medo de ficar enjoado…Mas isso passa logo. Claro que quando o vento é um pouco mais forte, ou a ondulação maior, o navio balança um pouco sim, depende das condições climatéricas e do movimento do mar.
2 - O que acontece se testar positivo à Covid-19 a bordo?
Para reduzir a possibilidade de casos a bordo, as companhias de cruzeiros aplicam protocolos abrangentes de acordo com a situação atual e as decisões dos governos. Os passageiros devem apresentar testes negativos para embarcar, as áreas comuns como as cabines são desinfetadas regularmente.
Se um passageiro testar positivo a bordo, será atendido pelo serviço médico e imediatamente isolado num camarote. Será então desembarcado no primeiro porto disponível, em coordenação com as autoridades sanitárias em terra, seguindo todos os trâmites normais com transfer protegido, para que possa ser feita a quarentena em sua casa, num hotel autorizado ou num hospital. Como medida de precaução, o mesmo procedimento também será adotado para os acompanhantes de viagem do passageiro.
Para viajar com tranquilidade, "é obrigatório" a contratação de um seguro que cubra todos os riscos relacionados ao Covid-19 desde o início até o final de sua viagem.
3- Posso viajar grávida?
As mulheres que não atinjam a 23ª semana de gravidez antes do fim do cruzeiro, poderão viajar, sempre que levem consigo um certificado médico no qual esteja declarado que podem realizar a viagem (o número de semanas pode variar em função da companhia, convém consultar antes de reservar).
A companhia de cruzeiro não será responsável de qualquer consequência que possa derivar da incapacidade do passageiro para viajar, tanto se tem essa declaração como se não. A passageira não tem direito a nenhuma indemnização nem reembolso no caso de não poder iniciar ou continuar a viagem por este motivo.
MUITO IMPORTANTE: antes de reservar o cruzeiro deve sempre consultar as normas da companhia, pois esta pode não se responsabilizar se tiver problemas durante a viagem.
4- Como me devo vestir no cruzeiro?
A estação do ano e a temperatura média da zona condicionam sempre o vestuário mais adequado para os cruzeiros. Atualmente, os cruzeiros tendem a ser cada vez mais informais, sobretudo durante o dia. Durante as excursões recomendamos calçado e vestuário cómodos. Durante a noite o vestuário requer mais atenção. O programa do dia indicar-lhe-á sempre a roupa mais adequada. Durante as noites informais, as camisas, calças e acessórios desportivos são os mais adequados. Durante as noites semi-informais, as senhoras costumam vestir vestidos ou fatos, e para os homens blazer é suficiente. Nas noites formais (jantar de gala do capitão, etc), requer-se um pouco mais de etiqueta: as senhoras devem vestir fatos de noite ou vestidos de festa e os homens fatos escuros.
5-O que acontece se testar positivo à Covid-19 a bordo?
Para reduzir a possibilidade de casos a bordo, as companhias de cruzeiros aplicam protocolos abrangentes de acordo com a situação atual e as decisões dos governos. Os passageiros devem apresentar testes negativos para embarcar, as áreas comuns como as cabines são desinfetadas regularmente.
Se um passageiro testar positivo a bordo, será atendido pelo serviço médico e imediatamente isolado num camarote. Será então desembarcado no primeiro porto disponível, em coordenação com as autoridades sanitárias em terra, seguindo todos os trâmites normais com transfer protegido, para que possa ser feita a quarentena em sua casa, num hotel autorizado ou num hospital. Como medida de precaução, o mesmo procedimento também será adotado para os acompanhantes de viagem do passageiro.
Para viajar com tranquilidade, "é obrigatório" a contratação de um seguro que cubra todos os riscos relacionados ao Covid-19 desde o início até o final de sua viagem.
6- Devo dar gorjetas no cruzeiro?
As gorjetas são uma norma generalizada em todos os navios de cruzeiro. De facto, formam parte do salário do pessoal e do denominado "serviço". As quantias cobradas costumam ser entre 9 e 13 euros por pessoa e por dia repartidos entre os empregados de camarote e restaurante. De todos os modos, a bordo indicar-lhe-ão a quantia que será cobrada. Normalmente esta quantia é paga juntamente com a conta de gastos realizados a bordo ou pode ser paga no momento da reserva do cruzeiro. Nos navios de algumas companhias, a tripulação não espera gorjetas, já que estão incluídas no preço da viagem e outras companhias simplesmente não as admitem.
7-Afinal, o que inclui um cruzeiro?
Esta é uma das questões mais colocadas por aquelas pessoas que nunca fizeram um cruzeiro. A viagem inclui alojamento no navio na categoria escolhida e a limpeza dos mesmo, todas as refeições, algumas bebidas sem álcool e a maioria do entretenimento como espetáculos musicais e atividades recreativas. Estão excluídos os transferes antes e depois do cruzeiro e todos os gastos de caráter pessoal, tais como excursões facultativas em terra, gastos em cabeleireiro, lojas, fotografias, serviços médicos, gastos de serviço de refeições em restaurantes da especialidade, etc.
Se contratar com bebidas incluídas terá barra livre de bebidas até um certo valor mediante o pacote contratado.
8- Como são feitos os pagamentos a bordo?
Existem diversos gastos adicionais que não se têm necessariamente de pagar cada vez que se efetuam. Nesse sentido, todos estes gastos serão atribuídos a uma conta pessoal que se abrirá no dia de embarque, exceto os gastos de casino e outros especiais. Desta forma, o passageiro não terá de transportar dinheiro consigo. Na noite anterior ao desembarque receberá no seu camarote uma lista detalhada de todos os seus gastos. Analise-a cuidadosamente e caso encontre algum erro, comunique-o aos membros da tripulação, já que não serão admitidas reclamações após efetuado o desembarque. Atualmente, a maioria das companhias marítimas aceitam os cartões de crédito mais utilizados.
9- Porque devo escolher um cruzeiro?
... É realmente confortável?
Os Cruzeiros são férias 5 estrelas. Viajar num cruzeiro é muito mais que ir de um porto interessante a outro. É uma maneira agradável de viajar. Não é preciso fazer e desfazer as malas, não necessita de transportar muito dinheiro e acrescente a isso os prazeres e a tranquilidade de estar num navio de cruzeiro, que lhe dá transporte, alojamento, refeições e entretenimento num só pacote. Estas são as razões pelas quais os cruzeiros têm aumentado a sua popularidade. Há 10 anos representavam apenas 9% do total do mercado turístico. No ano passado ano, ultrapassaram os 20%.
10- Há cruzeiros para todos os gostos:
Cruzeiro para aqueles que desejam descansar: tomar banhos de sol na coberta, descansar tranquilamente, sauna, spa,... Cruzeiros para aqueles que desejam descobrir: cada dia uma cidade interessante, bonita. Se é atrevido/a por sua conta. Caso contrário, com excursão organizada. Cruzeiros para os amantes da boa vida: come-se bem, ou melhor, come-se muito bem, um martini na coberta enquanto toma banhos de sol, uma bebida à noite com uma boa companhia e sob um céu estrelado: um espetáculo...
Existem também cruzeiros temáticos ...cruzeiros para solteiros, LGBT, naturistas, amantes de dança, Disney etc etc...
Cruzeiros por todo o mundo e as zonas mais solicitadas são as seguintes:
Cruzeiros pelo Mediterrâneo Ocidental - São os cruzeiros mais cómodos para os passageiros portugueses, já que partem do porto de Barcelona ou Valência e recorrem os locais mais interessantes: Mónaco, Roma, Florença, Nápoles, Sicília, Malta, Córsega, Sardenha, Tunes... Alguns viajam até Dubrovnik.
Cruzeiros pelo Mediterrâneo Oriental – Muito interessantes devido aos lugares pelos quais passam: Veneza, Dubrovnik, diversas ilhas Gregas do Egeu como Mykonos, Santorini, Creta, Rodes. Alguns passam inclusive pelo Egito e outros pela Turquia. Os Cruzeiros pelo Mediterrâneo Oriental oferecem diversidade de paisagens e exotismo.
Cruzeiros pelo Norte de Europa. Existem dois tipos: a) os que viajam pelos fiordes noruegueses, paisagens impressionantes e um clima de tranquilidade; b) os que percorrem o mar Báltico, cidades famosas internacionalmente e com um encanto especial.
Cruzeiros pelas Caraíbas. Fantásticos. São os cruzeiros com mais animação, na sua maioria espetaculares navios com luxo nos detalhes e reggae do início até ao final do cruzeiro: inesquecíveis.
Há dois tipos: Cruzeiros pelo Oeste das Caraíbas e pelo Este das Caraíbas.
Cruzeiros exóticos pela Ásia, com saídas em Singapura e que visitam a Malásia, Tailândia, Camboja etc etc
E com saída de Male nas Maldivas com destino a Índia.
Tokio no Japão que visita Coreia do sul , China Hong Kong etc etc
Resumindo:
Os mais confortáveis e acessíveis são os Cruzeiros pelo Mediterrâneo Ocidental.
Os que têm visitas mais variadas, os Cruzeiros pelo Mediterrâneo Oriental.
Os mais tranquilos, culturais e impregnados de paisagens deslumbrantes, os Cruzeiros pelo Norte de Europa.
E os mais animados e multinacionais, os Cruzeiros pelas Caraíbas.
11- Que documentação devo levar para o cruzeiro?
Em primeiro lugar, os bilhetes de embarque que lhe serão entregues pela agência de viagens. Para embarcar em quase todos os cruzeiros é necessário estar na posse do passaporte em vigor. Para outros também se requer visto de entrada para os países que se visitam. É da sua responsabilidade obter os vistos correspondentes e levar um passaporte válido no momento de embarque. As formalidades de imigração podem ser diferentes se a entrada num país é por via aérea, terrestre ou marítima. Nesse sentido, é necessário um passaporte válido com uma validade mínima de 6 meses, a contar a partir da data de finalização do cruzeiro. As crianças e bebés também deverão ter o seu próprio passaporte.
Em algumas companhias em itinerários que não saírem da Europa poderá embarcar com Cartão de Cidadão, mas é aconselhável levar sempre passaporte.
12- Durante a viagem o navio 'abana' muito?
Os itinerários são feitos para tornar a navegação tão pacífica quanto possível, de modo que os lugares mais visitados são de águas calmas. Além disso, os navios têm estabilizadores e equipamentos para prever o estado do tempo. No entanto, os passageiros que sofrem de tonturas, são aconselhados a selecionar uma cabine localizada no centro do barco e nos decks inferiores. De qualquer forma, na recepção dispõem sempre de medicamentos contra o enjoo.
13- Qual é o idioma oficial a bordo?
Bem, tudo depende da empresa de cruzeiros com que vai viajar, porque dependendo da sua origem o idioma é variável. Geralmente é o Inglês.
Se viajar com a Costa ou MSC ... o idioma oficial a bordo é o italiano, mas o Inglês também é geralmente utilizado.
Se viajar com NCL, Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Carnival ... o idioma oficial a bordo é o Inglês.
Se viajar na AIDA o idioma oficial a bordo é o Alemão ( uma parte da tripulação fala inglês)
Na maioria dos cruzeiros no Mediterrâneo o espanhol ou português também está presente como apoio para todos os passageiros (consultar companhias).
De qualquer forma, a tripulação de cada navio pode sempre ajudar a traduzir ou explicar dúvidas que possam surgir durante o cruzeiro.
14- É obrigatório contratar as excursões num cruzeiro?
Não, em todos os portos poderá desembarcar em qualquer momento e as vezes que quiser sem nenhum custo e sem ser necessário contratar nenhuma excursão.
Somente no portos da Rússia existe um suplemento na forma de visto cada vez que se desembarca.
As companhias de cruzeiros não se responsabilizam pela perda ou atraso dos passageiros que visitem por sua conta os portos, é da responsabilidade do próprio passageiro chegar a tempo do embarque.
15- O que é um camarote garantido?
Ocasionalmente, já encontrou esta terminologia que se denomina como camarote garantido. Isto significa que pode reservar um camarote de um tipo de categoria garantida no navio selecionado. Contudo, o número de camarote e a sua localização no navio será designado pela companhia a qualquer momento até à realização do embarque no porto. A vantagem de reservar um camarote garantido consiste no facto de que, após confirmado, a companhia pode eventualmente atribuir-lhe um camarote de categoria superior à que originalmente reservou sem qualquer custo adicional. De todos os modos, está sempre garantida, pelo menos, a categoria que escolheu no momento da reserva. Além disso, frequentemente, as promoções especiais realizam-se com base em camarotes garantidos.
16- O que significa um dia de navegação?
O dia de navegação significa que nesse dia o navio não vai atracar em nenhum porto, normalmente porque vai a caminho do porto seguinte.
Estes dias são ideias para desfrutar ao máximo das atividades do navio, levantar-se tarde, passar pelo Spa, fazer exercício físico, aproveitar a piscina e aproveitar as várias atividades a bordo.
17- Modificaram o itinerário inicial do cruzeiro, e agora?
Os itinerários publicados e informados pelas diferentes companhias, podem ser alterados sim. A informação definitiva e vinculante será a apresentada na Documentação da Viagem que levará consigo. Não obstante, os passageiros serão avisados de qualquer alteração antes do início da viagem.
As companhias podem modificar a ordem das escalas do cruzeiro, cancelar alguma e modificar o tempo de estada no porto sempre que razões de força maior assim o aconselhem.
O comandante do navio está autorizado a modificar o itinerário do cruzeiro quando o considere oportuno para a segurança dos passageiros e da segurança do navio.
18- Quando devo comprar um cruzeiro.
Pela experiência a melhor altura para contratar o seu cruzeiro será com bastante antecedência, um a dois anos antes, ( já contratamos com prazos de antecedência de 3 anos, antes da pandemia)
Porquê tanto tempo antes?
Porque assim normalmente consegue os melhores preços e tem mais camorotes para poder escolher, além disso terá a possibilidade de comprar os voos para a deslocação para o porto de embarque com tempo e aproveitando a altura que terão melhores preços.
Além disso a contratação implica o pagamento de a pequena parte ( sinal) e assim poderá com tempo gerir as suas finanças e normalmente só terá de pagar a totalidade do cruzeiro 60 dias antes da partida.
19- Cruzeiros com crianças e jovens será boa ideia?
Ao contrário do que muitos pensam os cruzeiros são animados e com muitas diversões para crianças e jovens , onde tem espaços especialmente criados para eles e onde podem ficar e divertirem se , fazendo novas amizades com amigos de todo o mundo. Tudo em total segurança.
Podendo assim os pais descansar e ter aquele tempinho para namorar.
Há navios temáticos que teem abordo personagens da Deamworks, Disney etc
Há a Disney Cruises que tem os seus barcos destinados para as crianças e a magia da Disney.
Um cruzeiro na Disney Cruises nas Caraíbas é algo inesquecível para crianças e jovens .
20- Onde devo marcar o meu primeiro cruzeiro?
Aconselho que o faça através de uma agência física ou com alguém que possa aconselhar qual o melhor para si, mediante os seus gostos e orçamento.